Seguidores

13 de julho de 2011

FESTA JULINA – PREPARAÇÃO


 FESTA JUNINA DE OLHO NA ECOLOGIA

O nosso tema não poderia ser outro_ Planeta terra_ “conhecer para preservar”
                                               
É o tema tem tudo a ver com festa Junina.
Quem acompanha os costumes das várias regiões do Brasil sabe que estes festejos estão ligados a danças tradicionais do meio rural, quando as pessoas viviam uma relação mais forte com a terra. Tanto as danças, como as comidas são símbolos dos antigos cultos à Mãe Terra. Até o nome do mês de junho é uma homenagem a Juno, deusa-mãe dos antigos romanos, responsável pela fertilidade da terra e pela fecundidade feminina.  Nos tempos posteriores, esses ritos da fertilidade assumiram vestes cristãs.  O povo dedicou estas festas a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, cujas festas a Igreja celebra em junho.  A estes santos o povo atribuiu poderes semelhantes às divindades antigas. Santo Antônio herdou o título de “santo casamenteiro”, São João Batista ficou ligado à fogueira, enquanto São Pedro vê sua festa tomada pelos festejos do boi-bumbá. De fato, na tradição cristã, Santo Antônio se mobilizou pela capacidade de comunicação. São João Batista é comparado no evangelho a um fogo que comunica a luz (Jesus). São Pedro é um exemplo de mártir, ou seja, de alguém que arrisca a vida pela fé.  Estas manifestações populares são mais do que apenas uma expressão nostálgica do passado. Mesmo já despojados do seu caráter religioso primitivo, estes costumes remetem a ritos pré-cristãos que, hoje, são valorizados novamente não para nos levar a adoração a elementos naturais, mas para descobrirmos a presença divina na terra, na água, no fogo e no ar, assim como em todos os seres vivos. Além da urgência de novas medidas de proteção ao ambiente, a defesa da natureza precisa de uma nova relação de amor do ser humano com a natureza. Isso não surge de forma desligada da ecologia social, isto é, de um mais profundo cuidado com a justiça e as relações entre as pessoas. Mesmo se no plano social e econômico, continuamos a ser desiguais, temos de exercitar uma verdadeira igualdade como cidadãos(ãs). Neste sentido, a participação em ritos como as festas juninas é como ensaio de uma sociedade nova, mais justa e participativa.  Viver profundamente é sinônimo de arriscar novos rumos e abrir-se ao desconhecido. O ser humano é um peregrino da história e sua vida muda quando descobre que seu destino está ligado ao de todas as criaturas do universo. Theillard de Chardin, um dos cientistas pioneiros na arte de ligar fé e ciência, afirmava: “Duvido que haja, para o ser pensante, minuto mais decisivo do que aquele no qual, lhe cai a venda dos olhos e ele descobre que não é um elemento perdido nas solidões cósmicas”.

Marcelo Barros 
Convite


Decida o local. O dia e o horário.

Para seguir a tradição, o arraial pode ser próximo aos dias dos santos homenageados:

13 de junho (Santo Antônio), 24 de junho (São João) e 29 de junho (São Pedro).

É recomendável adequar o horário à faixa etária dos participantes.

Por exemplo: para crianças pequenas, festas entre 11h e 17h; adolescentes e adultos, das 15h às 21h.


 Um dos principais elementos para organizar uma festa junina é a decoração, afinal, através dela que se torna possível mudar o cenário e criar uma atmosfera caipira, tal como manda a tradição.
 

 De modo geral a festa precisa de cor, ilustrações temáticas e elementos que já são considerados tradicionais no arraia. As barraquinhas de comidas típicas precisam estar bem distribuídas no espaço, permitindo a circulação das pessoas. Uma área para a apresentação de danças e vários pontos para brincadeiras também são essenciais para uma boa festa junina, principalmente quando ela dispõe de terreno amplo.







 Comidas e Bebidas típicas
Monte um cardápio variado com comidas típicas.
Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Não esquecer: - Sirva os alimentos acondicionados em guardanapos e/ou pratinhos descartáveis;
- Gelo para as bebidas
- Os alimentos expostos devem ser cobertos com tela;
- Os colaboradores das barracas de alimentos e bebidas devem usar luvas e touca de cabelo descartável;


 O colorido da decoração de festa está expresso em vários elementos, varais bandeirinhas, peças revestidas com retalhos de pano, centros das mesas, barraquinhas e por fim no figurino das pessoas que participam da festa.









Lembrancinhas
Um gesto simpático para os convidados guardarem sua festa na memória é entregar lembrancinhas ao final.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agora sim, você está pronto para o grande arraial.

Boa festa!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...