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15 de julho de 2011

Passos de uma quadrinha.

A  quadrilha na festa junina na escola é algo tradicional, um tipo de evento que costuma mobilizar os alunos e encerrar o semestre com muita alegria e descontração. O arraia organizado em ambiente escolar varia de acordo com a faixa etária dos alunos, mas normalmente conta com uma programação recheada de atrações protagonizadas pelos próprios crianças da instituição e no final da festa não pode faltar a quadrilha dos funcionários.


Arrume seu par! Que a quadrilha dos funcionários ira começar. Organize os pares e sim borá pro caminho da roça!!


A quadrilha dos funcionários e como um  agradecimento
 e ao mesmo tempo uma forma de apresentar a equipe que organizou o arraia.


































"O passeio!" - É o comando neutro para que os casais acompanhem, balançando o corpo, a fila que segue os noivos.


"Hora do cumprimento!" - Os casais se separam formando duas linhas paralelas distantes alguns metros entre si. Os homens ficam de frente para as mulheres e o comandante pede que os cavalheiros cumprimentem suas damas. Os homens tiram seus chapéus e fazem reverência às mulheres. Depois, o narrador pede que as damas cumprimentem os cavalheiros. Balançando as saias, as mulheres então, reverenciam os homens.

"Saudação Geral!" - Os casais voltam a ser unir e a dançar em uma fila que segue o casal de noivos. As mulheres balançam suas saias ou acenam à plateia. Os homens reverenciam a plateia tirando o chapéu enquanto caminham e dançam atrás dos noivos.

"Balanceio!" - Os casais param e dançam no mesmo lugar. À voz do comando "olha o giro!" ou "olha o tour!" o casal se une assim: o homem segura com o braço direito a cintura de sua dama; a dama coloca o braço esquerdo sobre o ombro de seu cavalheiro e ambos dão um giro em torno de si.

"Damas à direita!" - As damas devem ficar à direita de seus respectivos parceiros, unindo seu braço esquerdo ao braço direito dele.

"Troquem as damas!" - Os cavalheiros devem dançar com a dama do casal que estiver à sua frente na fila. E assim sucessivamente, até retornarem às suas próprias damas.

"Olha o túnel!"- Os casais dão as mãos, ficam de frente um para o outro e erguem seus braços. A soma de todos os casais forma um grande túnel.

O casal logo atrás dos noivos encabeça a travessia, inclina-se e ainda de mãos dadas, atravessa todo o túnel, sendo seguido pelos outros casais na ordem da fila. Após os noivos atravessarem o túnel, é encerrado este movimento.

"Segue o passeio!"- Todos retornam ao movimento do passeio.

"Caminho da roça!"- Os homens ficam à frente das mulheres formando uma grande fila circular na qual todos colocam uma das mãos no ombro daquele que estiver imediatamente à sua frente.

"Olha o caracol!"- Os participantes, que agora estarão em fila, passam a fazer curvas aleatórias no círculo, sendo guiados pelo noivo da festa.

"Segue o passeio!"- Os casais voltam então à dança do passeio.

"Olha a cobra!"- A intenção é que todos simulem um susto e os cavalheiros protejam suas damas. Em algumas quadrilhas, os homens seguram as mulheres nos braços. Então o comandante da quadrilha diz: "é mentira!" e todos expressam alívio.

"Olha a chuva!"- Todos unem suas mãos levantando os braços sobre a cabeça simulando protegerem-se da chuva. Ao comando "é mentira!" todos abaixam os braços e continuam a dança.

"A ponte quebrou!" - Todos dão meia-volta e passam a dançar no sentido contrário. Quando o puxador da quadrilha diz "já consertou" a quadrilha volta a girar no sentido inicial.

"É hora da grande roda!" - Todos os participantes se dão as mãos formando uma grande roda que girará segundo os comandos do puxador da quadrilha.

"Damas ao centro!"- As damas dão um passo à frente e dão-se as mãos formando uma roda interna à roda dos homens. A roda das damas vai girar conforme o comando do puxador.

"Voltar à grande roda!"- As damas voltam a dar as mãos aos cavalheiros e formam uma grande roda.

"Coroar damas e cavalheiros!" - Primeiro os homens erguem os braços sobre a cabeça das damas, simulando uma coroação. Depois, ao comando do puxador, é a vez das damas coroarem seus cavalheiros.

"Despedida!"- Aos galopes, os casais cumprimentam a platéia e retiram-se, seguindo os noivos

PASSO A PASSO DE UMA FESTA INESQUECÍVEL

FESTA JUNINA

O melhor estímulo para a integração da comunidade escolar
Queremos propor uma festa envolvente que deixe saudades e que, ressalte a importância das comemoração folclóricas. O centro das atenções, porém, deve ser o aluno. O ponto de partida é a integração do conteúdo ao currículo escolar, além da participação de todos, na execução e avaliação da festa.
 










































Com alguns mês de antecedência, reúna com os professores para discutir as idéias, para definir as tarefas.


1º TAREFA: autorização

• Onde a festa vai se realizar? Na escola? Vamos alugar um local? Em sítio?
OBS: Não se esqueça de enviar um oficio ao DETRAN ( Caso a festa se realize na rua) solicitar segurança para Policia Militar.Envie Oficio com um mês de antecedência.

2º TAREFA organização do ambiente

• Providenciar materiais para confecção dos tablados ou pedir emprestado com antecedência.
• Providenciar as barracas
• Providenciar a decoração – bandeirinhas, objetos, decoração das barracas etc.
• Fazer painéis e faixas de advertências
• Local para o som /CD para tocar durante a festa. ( ter em mãos, os CDs, que serão utilizados para orientar a equipe do som na hora das apresentações).
• Providenciar mesas e cadeiras para os convidados,
• Organizar o terreiro para o bailão
• Montagem de cenários.

3º TAREFA: comidas e bebidas

• Os pratos tradicionais serão feitos na escola? Serão oferecidos pelos pais? Comprados? Solicitados á lojistas?
• A mesma equipe fica responsável pela montagem, fica responsável pela faxina e desmontagem final.

4º TAREFA: a quadrilha

• Definição dos pares e ensaios

5º TAREFA: votos para o rei e rainha

• Prepara as cartelas de rifas para quem vender mais será: rei, rainha, príncipe e princesa.
• Controlar os pontos semanalmente, e apresentar o resultados, em quadro próprio na entrada da escola.
• Providenciar faixas e coroas para os eleitos
• Providenciar presente para os ganhadores.
• Falar na hora da festa os nomes dos ganhadores, e pontuação.
• Chamar os pais dos vencedores e agradecer a participação e o empenho.

6º TAREFA: limpeza

• Montagem do cenário
• Desmontagem do cenário.

7º TAREFA: som e iluminação

• Cuidar da iluminação de todo o ambiente
• Desmontagem e retirada da aparelhagem.

8º TAREFA: propaganda e convite

• Cartazes elaborados pelos alunos e professores.
• Faixas em locais estratégicos
• Divulgação da festa em rádio, TV, igreja e reuniões das comunidades locais.
• Entregar os convites com preferência um mês antes para todos os alunos, pais e autoridades e demais escolas da região.

9º TAREFA : comissão financeira

• Como serão arrecadadas as prendas: os alunos vão trazer? Serão requisitados no comercio local?serão trocados por ingressos?
• Providenciar fichas com valores com carimbos da escola.

10º TAREFA: fotografias

• Contratar fotografo (contrato oficial de prestação de serviços)
• A exclusividade para fotografias e filmagem, pode ser trocada por um álbum de fotografias para a escola.
• Orientar o fotografo e o cinegrafista para que o mesmo inclua em suas imagens, todo o pessoal da escola,os diretores, a entrega dos prêmios ( é bom fazer uma lista dos momentos a serem filmados e/ou fotografados para evitar futuras decepções.)

11º TAREFA : comissão de recepção

• Recepção dos convidados,encaminhando-os, para local especial e providenciando bebidas e comestíveis para os mesmo.
• Citação, pelo alto falante, dos nomes dos colaboradores e convidados (agradecimentos).

12º TAREFA: assuntos diversos

• Dar assessoria antes, durante e após a festa
• Receber a imprensa e fornecer notícias sobre o evento e encaminhar pessoas para serem entrevistadas.
• Providenciar alimentação para os professores e demais funcionários, que estiverem trabalhando no local, além dos guardas e seguranças.
• Orientar faxineiros quanto á limpeza geral do local (antes, durante e após a festa)
• Acompanhar e coordenar desmontagem das barracas de brincadeiras e comestíveis.
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