Seguidores

2 de dezembro de 2010

Dicas para organizar sua festa de natal

Para evitar a
 correria e
 problemas de última hora o
ideal é começar os preparativos o quanto antes.

Convidados

O primeiro passo é selecionar as pessoas que participarão da festa. Você pode convidá-los pessoalmente ou por telefone. Não é preciso presentear cada amigo ou parente. Uma boa saída é organizar um amigo secreto. Assim, todos ganham uma lembrança e o sucesso da festa está garantido. Afinal de contas, o momento da troca de presentes já é uma animação à parte. Caso seja difícil reunir os participantes antes da festa, a solução é utilizar sites que programam o sorteio dos nomes.

Ceia

Com a quantidade de participantes à mão, é hora de pensar no que servir aos convidados. Aqui temos algumas opções: é possível contratar uma empresa que forneça a ceia, produzi-la sozinha ou ainda reunir os convidados e dividir as tarefas. Na última opção pode-se, por exemplo, uma pessoa ficar responsável pela entrada, outra pela sobremesa e o dono da casa oferecer a ceia principal.

Lembre-se que a ceia não precisa ter um cardápio muito exótico. Como entrada, tire proveito das frutas natalinas, frescas e secas. Elas também são excelentes opções na decoração da mesa de jantar. Como prato principal, as carnes tradicionais mais utilizadas são: peru, chester, tender ou peixe. Duas opções destas são suficientes. Para acompanhar, farofa incrementada, saladas e uma boa massa agradarão a todos. Como estamos no verão, abuse do sorvete como sobremesa. Este, quando acompanhado de um bolo de chocolate ou Browne, torna o prato mais sofisticado.

Sobre a quantidade a ser servida depende exclusivamente do número de convidados. Um peru de 5 quilos serve um grupo de 12 pessoas, por exemplo.

Para as bebidas, tire como base: uma garrafa de vinho para quatro pessoas; meio litro de refrigerante para cada pessoa; uma garrafa de cerveja para cada pessoa, uma garrafa de champanhe para duas pessoas.

A ordem para servir é entrada, depois a salada (mix de folhas verdes) que é rica em fibras e ajuda na digestão. Em seguida, as carnes e massas e, por fim, a sobremesa.

Decoração

A decoração da casa também é um passo importante para garantir o clima natalino.
A Árvore de Natal, recheada de enfeites, não deve faltar. Os presentes são deixados embaixo dela até o momento da troca.
Flores e velas com as cores do Natal podem ser espalhadas pelos cômodos, onde as pessoas deverão circular.
Para a montagem da mesa, use uma toalha grande com motivo natalino e abuse das velas para completar a decoração.
Enfeites de Papai Noel, boneco de neve também são excelentes opções. "Aproveite os itens que você tem em casa ou faça pequenos arranjos com velas, pinhas e bolas de Natal", sugere Rossana Lamb, da empresa Relacionamento à mesa.

Limpeza e organização

Antes da festa, faça uma boa faxina, tirando tudo o que você não usa mais e organize os móveis de modo que haja espaço suficiente para a circulação de todos.
Por último, certifique-se de que as toalhas e sabonetes dos lavabos estejam limpos.
Agora é só manter-se tranqüila e com alto astral, assim o sucesso da sua festa estará garantido.

Copie mas nunca esqueça de citar a fonte do verdadeiro dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...